segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tenho medo de dirigir: Considerações sobre a Amaxofobia




Tenho medo de dirigir: considerações sobre a Amaxofobia
22/09/2009
Andréia Lígia Vieira Correia


O medo de conduzir automóveis é bem mais comum do que se imagina. Neste transtorno, a pessoa experimenta sensação de medo, suores, vertigens, respiração entrecortada, mal-estar no estômago. Pesquisas indicam que cerca de 33% dos motoristas são afetados por esta condição, no entanto são pouco identificados, pois podem escolher não dirigir.

COMO E QUANDO OCORRE?
Este é um processo pelo qual a pessoa percebe o trafego como ameaçador e sente os demais motoristas como perigosos e se sente incapaz de dirigir. Como ocorre na maioria dos transtornos, ocorre uma sensação de alívio ao se evitar o ato, de modo que este alívio age de forma a manter da evitação que se mantém por reforço negativo.

É UMA FOBIA GENERALIZADA?
Não, pois o medo fica restrito ao ato de dirigir, da mesma forma como haver o medo de voar apenas sem prejuízo de outras ações.

QUEM TEM A AMAXOFOBIA?
Um estudo epidemiológico em outro país revelou que 36% dos homens e 64% das mulheres sofrem com esta patologia, que se manifesta com estresse e ansiedade. Em alguns casos, as pessoas podem até dirigir em vias urbanas, mas são incapazes de dirigir em pistas mais movimentadas. Os sintomas podem ocorrer também em pessoas que não dirigem há muito tempo e necessitam dirigir eventual ou frequentemente. A idade média gira em torno de 30 a 40 anos.

SE EU TIVER MEDO DE DIRIGIR, TENHO A AMAXOFOBIA?
Na verdade, é natural haver certo temor em dirigir, visto que se trata, de fato, de uma atividade perigosa, mas no caso deste transtorno, o medo é exagerado, com sintomas graves de ansiedade e impossibilidade/temor de dirigir. Nas mulheres parece haver uma maior consciência desta limitação, ao passo que nos homens, até por razões sociais - socialmente considera-se dirigir um ato de virilidade - o transtorno pode não ser reconhecido ou relatado.

QUAIS AS CAUSAS DO TRANSTORNO?
Muitas vezes o transtorno está relacionado a certos eventos traumáticos, como acidentes de transito, ou ainda se determinada ansiedade como ataques de pânico, por exemplo, ao se dirigir ocorre um ataque de pânico com medo, tremores, suores e a pessoas a partir de então fica com medo de dirigir novamente. Parece que em algumas mulheres, pela exigência de seus instrutores, geram insegurança no dirigir que leva a uma posterior amoxofobia. Outros fatores incluem dirigir com fatores climáticos adversos, dirigir à noite, a responsabilidade de levar ocupantes etc. podem predispor a amaxofobia.

O QUE FAZER?
Este transtorno prejudica a vida da pessoa e causa limitações. Normalmente as pessoas voltam à auto-escola para corrigir o problema ou ainda procuram ajuda de familiares ou profissionais. Na verdade, o que está claro é que se pode corrigir, porém muitas vezes a técnica utilizada para tal envolve uma abordagem múltipla, que envolve modificar a idéia sobre a ameaça externa e sobre a sua própria auto-imagem.

QUAL O OBJETIVO DO TRATAMENTO?
O objetivo final é que a indivíduo seja capaz de desenvolver uma exposição de modo racional e controlado. O tratamento começa com sessões de psicoterapia, depois se utiliza um veículo para circular por zonas tranqüilas. Por fim, com a ajuda de um profissional inicialmente e depois sozinho, mas seguido pelo profissional, dirige-se por zonas mais trafegadas. Outras recomendações incluem evitar o consumo de álcool e de medicações ao dirigir.



Fonte: http://www.cienciasmedicas.com.br/sistema/artigo.php?idArtigo=1160

Nenhum comentário:

Postar um comentário